Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog

As primeiras palavras e barulhos

15 primeiras palhaçadas paroledi uma criança se tornar 15 contos de fadas

Hoje apresentamos a mais recente aventura literária de Monia Scarpelli que você já leu frequentemente em GenitoriChannel.it: Fiabuffe, 15 contos de fadas nascidos de 15 das primeiras palavras mais engraçadas de seu filho.

Ela fala sobre si mesma nos dizendo como os Fiabuffe nascem e que longo caminho eles tiveram que viajar para se transformar de palavras em portas e depois se abrir para a imaginação

***

Quando uma criança começa a falar, algo quebra e algo é criado. Ele rompe seu relacionamento silencioso , feito de caretas e intercalado apenas por gritos, dadadadà, uhmmm e alguma sílaba soletrada; o que é criado é uma primeira estrutura lingüística , uma torre de cristal ainda frágil que se orgulha das primeiras experiências de escuta e resposta.

É engraçado que você dê tanta importância à primeira palavra , que basicamente dá o caminho, comparado a todos aqueles que seguem nos meses seguintes, como se um rio que quebra a represa fosse considerado apenas para a primeira gota que fosse além.

Meu filho estreou com uma "mammma" comum, mas continuou com grande imaginação interpretativa , inventando palavras e tempos (se você diz "eu rio" e o verbo é rir, será verdade que "eu bebo" é beber não? ), alterando as palavras que ele sentia de uma forma pitoresca e se tornando absolutamente contagiante. Após os primeiros seis meses de conversa infantil, todos nós chamamos os amendoins "nucciole" e o iogurte "uotete".

Ouvir isso me fez sorrir, pensar e me sentir bem: aquela vozinha que adivinhou uma sílaba sim e não, eu queria gravá-la e ouvi-la continuamente. Então eu fiz uma decisão semelhante para aqueles que têm desfrutado de uma boa captura, ou um damasco e decidi ver se esse núcleo que se manteve na mão pode assumir um diferente significado de algo que está acabado; então ele pega e planta e espera para ver se uma árvore nasce .

Eu semeei essas palavras no meu bloco de idéias , olhei para elas, pensei em regá-las com meus vôos de fantasia e fiz algumas portas. Daquelas portas eu entrei em mundos fantásticos que tentei retratar em tantas fábulas e assim quinze das primeiras palavras engraçadas do meu filho se transformaram em histórias, personagens e criaturas da minha imaginação.

Demorei um pouco para conseguir as portas e o caminho que me trouxera na minha frente; Eu consegui escrever tudo olhando para o meu filho que tirou sua soneca da tarde de frente para o mar, mas eu precisava de meses, anos para mapear esses caminhos, realmente olhar para eles e abraçá-los e depois deixá-los ir . Já neste momento eles estão voando sobre suas cabeças e se você quiser conhecê-los e espiar por essas portas você pode encontrá-los sob o título "Fiabuffe"; Meu filho deixou-os ir em breve, eu me lembrei deles, mel e alongamento do caminho da minha mãe.

To be informed of the latest articles, subscribe:
Top